quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PRORROGAÇÃO DE 2009

Estou me sentindo aos 44 do segundo tempo de uma partida de futebol. Alguns já estão nos pênaltis. Ofegante, 2009 está nos últimos suspiros e eu fazendo figa para a nova década chegar com um leque de possibilidades. Planejei muitas coisas para 2010, mas sinto que esqueci de lembrar que 2009 ainda não acabou, pode ser vivido até a 31 de Dezembro, às 23h59. O presente não é o ensaio do amanhã.

Parece que temos mania de estabelecer alguns marcos, tipo: “Na semana que vem eu entro na academia”. E porque não hoje? “No próximo final de semana vou fazer aquela reciclagem no meu guarda-roupa”. E porque não agora? “No meu próximo relacionamento serei menos exigente”. E porque não nesse?

Passamos o mês inteiro em contagem regressiva para recebermos logo o salário e resolvermos algumas questões. Dormimos tarde para aproveitar um pouco mais do tempo, temos insônia, comemos por ansiedade, sonhamos com o trabalho do dia seguinte, insistimos em correr contra o relógio, só sorrimos depois de um objetivo alcançado e empurramos a parte boa da vida para depois.

Quem disse que a parte gostosa da vida só pode ser saboreada ao amadurecer da idade? Muitos que deixaram a parte principal da refeição para comer por último tiveram o prato levado pelo garçom e não acharam o caminho da cozinha. Podemos inverter a ordem estabelecida. Afinal, quem disse que tinha que ser assim?

Acorde para a vida antes de dormir. Descanse a mente antes de acordar. Se delicie com a sobremesa e depois engula com feijão e arroz. Seja feliz agora, porque o amanhã não precisa ser triste. Não existe ensaio para viver, cada minuto é a sua apresentação no palco principal da vida.

E a platéia? Se as verdadeiras obras de arte precisassem de alguém para existir, em todo raiar do dia o mundo estaria de pé e não dormindo. Não fique aí parado esperando 2009 acabar para você ser feliz. Seja agora. Olhe ao seu redor e veja quantas pessoas estão à espera de um sorriso seu. Feliz e próspero 2010.

10 comentários:

Elisa no blog disse...

Luciana,
Que texto mais inspirado. Esse sim merecia ficar pendurado em algum museu pra todo mundo ler! Cada pessoa que lesse aprenderia coisas importantes.

Eu comia pouco então como primeiro o que é mais gostoso. Muitas vezes começo pela sobremesa.
Vc tem razão deveríamos fazer as coisas agora e não um dia, algum dia no futuro.
Adorei a frase sobre o raiar do sol. Há um costume japonês de ir ver o primeiro raiar do sol do ano, dizem que dá sorte.

Por fim, adorei ter conhecido vc esse ano. Sempre aprendo e me emociono com vc. Vc é uma das pessoas mais eficientes que eu conheço. É generosa, bem-humorada, bonita e alta ( eu sou baixinha).
Aliás, vc recebeu meu cartão virtual com fotos?

beijos e Feliz Ano Novo!

Geovana disse...

É amiga... vamos viver e ser feliz... continuar a ser feliz, né?

Beijo grande. Vê se não some pq tô com saudade.

Geo.

TÔ DE FÉRIAS!!!! TODOS OS FILMES E FESTAS QUE VC QUISER EM JANEIRO.

Anônimo disse...

Como sempre uma beleza de postagem. Li, refleti, gostei.Continuarei a ler outras tantas que virão.

Ronaldo disse...

é minha prima querida, pensamentos iguais, ehehehehe

adorei como escreveu, como sempre.

Um feliz 2010 e que quase todos seus sonhos se realizem (quase todos pois tme que deixar algo para 2011, eheheheh)

bjs no coração

Ro

Daniela disse...

concordo com vc!

beijos

:P

Anônimo disse...

Luciana, maravilhoso esse texto seu. Veio bem a propósito. Estamos na época de terminar e iniciar cronogramas, como se a cada ano a vida se "pausasse" e só reiniciasse após a apresentação do nosso cronograma para 2010. Adorei o seu texto porque penso da mesma forma e atuo da forma que penso. Muitos até dizem que sou meio "gelado" para datas comemorativas, mas, veja isso:
"Seja feliz agora, porque o amanhã não precisa ser triste. Não existe ensaio para viver, cada minuto é a sua apresentação no palco principal da vida".
Sendo um pouco "trágico" até diria que o nosso amanhã pode ser hoje. Então não percamos tempo planejando felicidade. Sejamos felizes sempre no tempo "agora".
Luciana, adoro ler suas idéias. São bastante realistas e coerentes.
Um beijo carregado de carinho e com desejo de um equilibrado 2010.
Manoel.

Desabafando disse...

Concordo com a Elisa, vc estava inspirada quando escreveu esse texto, senti um empurrão lendo esse texto, de que não devo desperdiçar meu tempo e devo aproveitar cada minuto dos meus dias...rsrsrs...já comecei o ano bem e fazendo isso, vamos ver se consigo manter até o fim do ano.

Estava com saudades daqui.
Feliz 2010!

Déia disse...

Oieeee,

Voltei!!

Ja estava com saudade de vc!!

Concordo com suas palavras, pq não agora!? Vamos lá.. AGORA !!!! É UM TREINO!!! rsrsrs

Hoje estou no céu: http://aceuabertodaboca.blogspot.com/2010/01/para-onde-ir-o-que-fazer-neste-verao.html

Se der, passa lá!!

bj

Unknown disse...

Concordo em gênero, número e grau... é difícil, mas não custa nada tentar...

Aninha disse...

coisa linda
ameiiiiiii seu texto.
ele é lindo e tem muito do que eu vou implementar esse ano. ser feliz agora porque amanhã pode ser tarde.
e para sermos felizes, não vale a pena perdermos nenhum segundo, não é mesmo?

espero que vc tenha tido uma linda virada de ano e que 2010 seja repleto de realizações!

besos