quinta-feira, 8 de outubro de 2009

VIDA DE NÊGO É DIFÍCIL

Feriadão na porta, quinta-feira de tarde nem dá mais vontade de trabalhar. O real desejo é quebrar as correntes e sair correndo em busca da carta de alforria que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nos concedeu. Ao contrário de muitos de vocês, vou trabalhar o final de semana inteiro. Mas... Não fiquem tristes por mim. Quando a gente ama o que faz – mesmo ganhando pouco – o trabalho vira diversão e a vida fica mais bela.

Eu não ia contar, pois acho que vocês vão dizer que essa vida de trabalhar em televisão é mamata. Mas não é. Acreditem. Estou de malas prontas para a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina. É o 11º Festival de Lençóis. Não tem nenhuma mega atração musical, mas o lugar, por si só, já é a atração.
Mas, como disse, vida de produtora de televisão não á fácil. Você ficaria com a TV ligada para ver a mesma coisa que viu há um ano no mesmo canal? Agora, imagine que outras equipes de televisão já foram lá centenas de vezes! O que eu posso mostrar sem ser repetitiva? É a arte de reinventar o já inventado e ainda conseguir segurar a audiência. Como sabiamente percebeu o francês Antoine Lavoisier, na natureza – e em televisão - nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Somos um tipo de comunicação em eterna mutação.

Passei a semana pesquisando pautas, conversando com pessoas – via telefone - no interior para descobrir novas coisas, novos olhares e como mostrar essas coisas que outras pessoas já olharam. Mas, quem conhece a Chapada nunca vai se cansar de ver novamente e quem nunca foi lá morre de curiosidade ver tudo.
Viajo na sexta às 8h. Serão 409km de poeira que devemos fazer em 6h. Vou levar os livros de inglês para estudar no carro, o lap top para ver “Os Normais” – a série – até chegar ao destino final.

Assim que pisar meus pezinhos naquele paraíso, minha primeira parada prevista será em um dos lugares mais belos que já visitei. Chama-se Morro do Pai Inácio. São 1.120 metros de altitude e 250 metros de altura. É de lá que se tem a visão mais completa e bonita da Chapada.

O Morro leva esse nome em homenagem a Inácio, que, segundo conta a lenda, era um escravo que namorava a filha do seu senhor. Perseguido pelos capangas do coronel Horácio de Matos, Inácio teria subido o morro e, sem ter para onde fugir, teria pulado com um guarda-chuvas aberto. Segundo a tradição popular, o escravo conseguiu sobreviver e escapou pelo vale.

Lá no Morro, vamos entrevistar o ator de um filme brasileiro que vai estrear no próximo dia 30 de outubro. Besouro. Um dos filmes brasileiros que estará concorrendo à vaga para concorrer ao próximo Oscar de melhor filme estrangeiro. Vocês já devem ter visto o trailer e é lógico que não vi o filme ainda, mas, confiram abaixo, acredito que é um forte candidato a estatueta.



Bem... Não vou contar, agora, minha previsão para a viagem toda. Assim perde a graça. Mas vou fazer o possível para postar de lá. Na pousada já me avisaram que a Internet só funciona na área da piscina e eu acredito que, nesse lugar, não vou ficar tomando sol de cloro, né?

12 comentários:

Aninha disse...

genteeeeee
eu quero uma cachoeira daquelas dentro do meu escritório!
\o/!

uhuuuuu
boa viagem bom trabalho e aproveite o tempo livre (para depois nos contar tudinho, é claro!)

besoss

Cadinho RoCo disse...

Trabalho em televisão é trabalho duro. Sucesso na viagem.
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

Fui funcionário do antigo D.C.T.(TELECOMUNICAÇÕES) exerci a função de telegrafista (código morse) de janeiro/1946 até dezembro/1975. Trabalhava ininterruptamente de domingo a domingo inclusive feriados.Coletávamos mais de uma centena de localidades, inclusive da chapada diamantina: Andaraí, Lençóes, Palmeiras.
Que a senhora faça uma ótima viagem e tenha um ótimo desempenho na sua missão.

Desabafando disse...

Que chato isso de trabalhar no fim de semana...pelo menos vc estará num lugar bonito né? E talvez dê pra aproveitar um pouquinho não? Boa sorte, boa viagem e bom trabalho!

Conta de luz em dia? me fez rir...rsrsrsrs....pior que tudo aquilo aconteceu mesmo!

Elisa no blog disse...

sim, fui eu quem respondeu sobre "imprensa e o tufão" porque vc tinha perguntado.

Quem me dera ir para Lençóis. Sempre quis conhecer. Conta pra gente depois viu?

Qual ator vc vai entrevistar?

As pessoas tem boas recordações de obentoo. Vejo às vezes alguma história, conto, poesia lembrando do obento da infância. Todos tem algo para contar.
Adultos levam para o trabalho tb.

Fiquei tão contente porque vc escreveu, foi a primeira a dizer que posso escrever à vontade. Estava com medo de levar umas pedradas virtuais. rsrs

Luciana daria um belo nome em kandi, sabia? Cada letra é como um desejo para que a pessoa tenha sucesso na vida.

bj

Unknown disse...

Só tenho vontade de xingar vc e sua família... mas como faço parte dela vou pegar leve...

Da próxima vez, avisa antes que eu vou tb...pô.

boa viagem e bjs

Déia disse...

Nossa!! Muuuuuuuuuuuito legal, muiiiiiiiiito lindo esse lugar!!

Eu tb n vou viajar, vou atender no sabado e eu ganho na competição rs.. pois não estarei diante de nenhuma cachoeira kkkk só se alagar algum ponto de são paulo kkkkkk

bjs e bom feriado!

Pura Cafajestagem disse...

QUANDO EU FICAR RICO, VOU COMPRAR UM SITIO COM CACHOEIRA SOH PRA MIM!
HUM!
HAHAHAHA
LU, VAI DIZER QUE NÃO VALE A PENA UM LUGARZINHO DESSES?

Ana disse...

CHAPADA? QUE CHAPADO!
Sempre quis conhecer.
Na vida nada se cria, tudo se copia, e viva o ctrl c ctrl v, rs
beijos

Mercuriana disse...

Nos dias de hoje, quando quase nada é novidade, deve ser uma benção poder estar num lugar tão lindo, mesmo já sendo conhecido...porque cada momento é novo e nosso olhar se altera...
Bom final de semana, sucesso e saúde.

Tiago disse...

Não tem uma vaga pra um assistente, não??

Carrego peso!! Faço qualquer negócio!!! Aliás: quase qualquer negócio!!rsrs

Saudades!!!

"Beijouros"

Ps.: Tô doido pra ver este filme!!

Blog da Fatima disse...

Eitaaa, mas que serviço bom esse menina!!Que lugares mais lindos que tu desfruta!!
Invejinha boa viu???

Tem presentinho pra tu lá no meu Blog
http://fatimadisse.blogspot.com/

bjos no ♥