sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Cidade de pedras

Pessoal, fiz o possível para postar antes, mas Internet aqui é como carroça de burro. Mas a viagem está sendo bem produtiva e o visual da Chapada é simplesmente maravilhoso.



Mas como nem tudo são flores, pegamos uma estrada de chão bem punk entre a cidade de Itaberaba e Andaraí. Tentamos fugir dos caminhões e acabamos vendo poeira virar nevoeiro.



Esta é a entrada da Vila de Igatu, distrito do município de Andaraí. Essa estrada que vcs estão vendo tem exatamente 6km de extensão e foi construída, à mão, pelos garimpeiros que foram buscar diamantes na região. Para abrir caminho e aproveitar a matéria prima in loco, eles iam construindo a estrada. O visual é de uma cidade medieval que é isenta de qualquer partícula de som. O silêncio chega a doer na alma.


Igatu chegou a ter 9 mil moradores na época do seu auge, mas agora vivem lá pouco menos de 400 pessoas. As casas com janelas e portas fechadas, coloridas e todos muitos desconfiados. Conseguir reunir uma meia dúzia de entrevistados foi o maior sufoco.


O historiador Marcos Zacaríades, que entrevistei lá, me explicou que um dia a Chapada já foi mer, por isso as rochas formam muitas imagens. O mar foi erodindo mais a parte de baixo à medida que foi secando. Aí em cima eu vi duas coisas: um sapo e um navio. O que vc vai ver depende muito da fonte que bebeste água hoje. rsrsrsrsrs


Com a construção de uma rodovia que ligava a Bahia ao Rio de Janeiro, quase todos os garimpeiros saíram de Igatu em busca de uma nova fonte de renda as casas foram sendo abandonadas. Todas eram construídas de pedras e as janelas, que outrora servia de fonte de ventilação e luz, hoje servem de moldura para plantas.









Bem, agora o almoço foi servido e eu preciso urgente repor as energias. Assim que puder volto para postar novas fotos e liberar o comentário de vocês. Bjs




4 comentários:

Desabafando disse...

Fotos belíssimas...adorei aquela estrada de pedras....imagino que deva ser um lugar encantador!

Aninha disse...

hummmmmmm
mas que dilicia, eihn?
aiiii que paisagens lindasssssssss

aproveite!

beijos

Aninha disse...

tem selinho proce no meu blog!
beijos

Tiago disse...

Muito bom!!

Preciso voltar à Chapada...

Bate na madeira três vezes...mané gripe suína...rsrs...foi falta de tempo, mesmo...

Beijão!!